Header Ads


Ministério da Saúde premia equipes de saúde que trabalham na prevenção e controle de câncer no SUS

   Queiroga parabenizou os profissionais envolvidos nos projetos premiados. —  Foto: Reprodução.

Ministério da Saúde premia equipes de saúde que trabalham na prevenção e controle de câncer no SUS
Publicado no Conexão Notícia em 09.julho.2021. 

Agentes de Saúde | 1ª Edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer tem o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais no atendimento à população. 

Em uma iniciativa inédita, o Ministério da Saúde premiou e reconheceu na quarta-feira (7) o trabalho de equipes de saúde no desenvolvimento de ações para a prevenção e o controle do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga, de secretários e técnicos da Pasta.


Queiroga parabenizou os profissionais envolvidos nos projetos premiados e reforçou o compromisso do Ministério da Saúde com os serviços especializados disponibilizados pelo SUS à população. “O SUS é a solução dos nossos problemas. Estamos criando soluções para os problemas de saúde que acometem a nossa população”, afirmou.

De acordo com Queiroga, o tratamento de diversas doenças começa na atenção primária, onde é possível fazer o diagnóstico e acompanhar a evolução dos casos. “É por isso que hoje o Ministério faz esta homenagem. Eu cumprimento todos vocês que conseguem fazer a diferença”, disse.

Na cerimônia, o secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Sérgio Okane, parabenizou o trabalho realizado na ponta pelos profissionais. “São vocês que idealizam esses trabalhos e possibilitam que o Brasil possa atender as pessoas com câncer e salvar vidas”, afirmou.

Ao todo, cinco ações foram selecionadas na 1ª Edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer. Assista aqui os vídeos dos projetos premiados.


As equipes receberam certificados pelos trabalhos realizados. São elas:

• Programa de Navegação de pacientes com câncer de mama, de São João de Meriti (RJ);
• Projeto Caminhos do Cuidar, desenvolvido em Alagoinhas (BA);
• Odontologia na Saúde da Mulher, realizado em Porto Belo (SC);
• Estratégias do município de Balneário de Piçarras (SC);
• Programa Previne Mulher, idealizado no município Imbuia (SC).

Os grupos foram selecionados em edital elaborado pelo Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (DAET/SAES) do Ministério da Saúde.

A coordenadora da estratégia de saúde da família de Balneário Piçarras (SC), Ivia Fátima Rodrigues, agradeceu em nome de todos os premiados o reconhecimento do Governo Federal. 

São pequenas ações que mudam completamente a vida de muitas pessoas, inclusive a nossa. É um momento de muita gratidão”, afirmou. “Espero que esse edital inspire outras pessoas a desenvolver projetos para municípios brasileiros”, concluiu.

A avaliação das ações foi realizada pelo Comitê de Avaliação com representantes do Ministério da Saúde e convidados. A análise sobre os trabalhos teve base na capacidade das iniciativas em produzir melhorias de acesso à população, na criatividade e inovação, no alinhamento com as políticas de atenção à saúde e na capacidade de resposta às crises.

Ao todo, o ministério recebeu 30 vídeos de diferentes serviços de saúde em todo o país. Desses, sete foram selecionados para a segunda fase. Esse foi o caminho para a seleção das cinco iniciativas finais.

Também participaram do evento o secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Raphael Câmara; o secretário Executivo da Pasta, Rodrigo Cruz; a representante da OPAS/ OMS o Brasil, Socorro Gross; a coordenadora do DAET, Maíra Botelho; o presidente do Conasems, Wilames Freire.

Ministério da Saúde
Publicado no JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e CN - Conexão Notícia 
Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.



STF permite exoneração de servidor concursado sem processo disciplinar e abre brecha para demissões injustificadas no serviço público.

  Os ministros do STF têm tomado decisões controversas. —  Foto: Reprodução.

“Foi uma nova exceção, que não tem previsão na Constituição. O tratamento é diferente do que é dado aos servidores que possuem regime próprio. O que gera a “vacância no cargo” é a inativação e não a exoneração, mas não encerra a relação jurídica do servidor com o órgão público. É exatamente o que ocorre com os militares que passam da ativa para a reserva, o que preserva alguns direitos e deveres” 


RN - Patu informatiza o atendimento e forneceu  tablets e kit's aos ACS/ACE

  A compra e entrega dos tablets para os ACS/ACE é considerada um avanço em tecnologia na saúde do município. —  Foto: Reprodução.



Moto: Agentes comunitários de saúde recebem Motocicletas para atender a população

  A prefeitura adquiriu e entregou aos agentes de saúde 20 novas motocicletas. —  Foto: Reprodução.

Motocicletas adquiridas para as equipes das Unidades Básicas de Saúde já estão atendendo a população.


Tecnologia do Blogger.