Header Ads


Início da vacinação 15+ ameniza expectativa dos adolescentes

 Os Agentes Comunitários de Saúde tem participado na linha de frente no combate à Covid-19.  —  Foto: Reprodução.

Início da vacinação 15+ ameniza expectativa dos adolescentes 
Publicado no Conexão Notícia em 30.agosto.2021. 

Agentes de Saúde | O primeiro dia de vacinação para munícipes acima dos 15 anos, com e sem comorbidades, iniciou com grande procura em Santos. A imunização para este público começou nesta segunda-feira (30), em sete postos de vacinação.

Na longa fila de pais e filhos prontos para se imunizar na Policlínica Jabaquara, estava a estudante Sophia Farias, 15 anos, junto com a mãe, Iria Martha Farias. A adolescente conta que, apesar do medo de agulhas, estava ansiosa pela vacinação. “Confesso que eu estava com um pouco de medo, porque não me dou muito bem com agulhas. Mas dessa vez eu fui plena, tirei até foto. Gostei muito de ser imunizada, estava ansiosa”.


A mãe conta que a ansiedade se dava também por conta da festa de 15 anos da filha, que teve de ser adiada. “A gente ia fazer a festa de 15 anos dela no ano passado, mas por conta de não estarmos imunizados, não fizemos. É um momento muito esperado porque com a vacinação os jovens poderão ter mais segurança para ir à festa”.

Iria também aproveitou a oportunidade para agradecer pelo atendimento prestado na unidade. “Quero parabenizar a policlínica pela organização. Todos estão de parabéns, desde a entrada até o momento da vacinação”.

“Para nós, é uma vacina como todas as outras”
Maria Fernanda Belucio, 17 anos, também aproveitou o primeiro dia de imunização para garantir logo a sua dose. A mãe da adolescente, Dionísia Belucio, conta que não teve medo de levar a filha e nem foi preciso convencê-la, porque “a vacinação é sempre importante”. “Para nós, é uma vacina como todas as outras”, completa.

“Se vacinem logo!”
Quem também esteve na Policlínica Jabaquara na manhã desta segunda para ser imunizada foi a adolescente Caroline Ayumi Junko, 15. Ela fez aniversário em janeiro e não via a hora de se vacinar, pois estava curiosa em relação à vacina. “Estava ansiosa, queria ver se doía mesmo. Mas foi bem de leve, não doeu nada”, tranquilizou. A mãe, Renata Junko, conta que a menina era a única da família que ainda não tinha se vacinado. “Estamos bem ansiosos para que todos sejam vacinados o quanto antes. Eu já fui, e vou tomar a segunda dose agora. Na minha família, só faltava ela.”


Antes de ir embora, Caroline fez um apelo àqueles que ainda não se imunizaram. “Só quero pedir que todos se vacinem logo! É muito importante”.

DOCUMENTOS
Para a vacinação, os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou dos responsáveis legais.

As comorbidades, para aqueles entre 12 e 14 anos, precisam ser atestadas por laudos médicos. A lista completa das doenças está disponível no Santos Portal.


Todos devem levar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. Quem não tiver CPF, pode apresentar o cartão SUS, que é obtido nas policlínicas com comprovante de residência e RG.

Gestantes e puérperas têm de apresentar cópias (que ficam retidas nos postos de vacinação) de documentos que comprovem a gestação ou a condição de puérpera.

DOAÇÃO
Quem for aos postos de vacinação pode contribuir com doações de mantimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza, a serem encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) a famílias em situação de vulnerabilidade social.
 
Prefeitura de Santos, SP.
CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

LEIA TAMBÉM:


Pinheiro entrega motocicletas a agentes comunitários de saúde; profissionais relatam mudança e valorização

   Os agentes comunitários de saúde vivenciam uma nova realidade com as motos.   —  Foto: Reprodução.

Iury Alencastro, agente comunitário de saúde há 6 anos na UBS do Distrito de Nossa Senhora da Guia, relata uma rotina de trabalho semelhante à de Luciana. A família acompanhada por ele que mora mais longe fica a 45 quilômetros da unidade básica de saúde e ele tinha que ir até lá com condução própria. “Com isso, não era possível estar visitando a comunidade inteira. A gente sempre deixava a desejar porque não tinha um veículo fornecido pela Prefeitura. Eu ia com minha moto ou... Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!


CONACS tem reunião com o Ministro Queiroga e estabelece passo decisivo na garantia do Reajuste do Piso Nacional de R$ 2.200.

 Ministro  da Saúde Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes.  —  Foto: Reprodução.

Os diretores da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes de Saúde estão implacáveis em Brasília. A semana de 23 a 27/08 foi destaque nas ações da Confederação, mantendo o foco nas pautas prioritárias dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, além dos novos desafios que tem surgido.  
Tecnologia do Blogger.