Header Ads


BRASÍLIA: Vice-presidência do Senado Federal e Ministro da Saúde recebem a direção da CONACS

   Mobilização permanente da CONACS em Brasília fortalece os avanços necessários para fortalecimento das pautas dos ACS/ACE de todo o Brasil.   —  Foto: Reprodução.

BRASÍLIA: Vice-presidência do Senado Federal e Ministro da Saúde recebem a direção da CONACS
Publicado no Conexão Notícia em 26.agosto.2021. 

Agentes de Saúde | Diante de diretores da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes de Saúde Ilda Angélica, diretora presidente da instituição, comentou a situação que envolve a luta em prol do reajuste do Piso Nacional da categoria. Ilda vez um vídeo ontem (25/08) e comentou todo o contexto envolvendo a agenda da semana em Brasília.

Segundo a diretora da Confederação, a ênfase é defender os interesses dos ACS/ACE, mesmo em face de tantas dificuldades.

A direção da CONACS teve uma importantíssima reunião com o senador Veneziano Vital do Rêgo, primeiro-vice-presidente do Senado Federal. Além da agenda com o Ministro da Saúde. Ilda angélica comentou os detalhes em vídeo, confira aqui!

   Senador Veneziano Vital do Rêgo, primeiro-vice-presidente do Senado Federal.  —  Foto: Reprodução.

Diálogo com o Ministro da Saúde.
Ilda comentou sobre a conversa que teve com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo ela não há nenhuma oposição específica, por parte do ministério, contra a categoria. O Ministério da Saúde não tem nenhuma orientação sobre a questão do veto. Foi comentado sobre a importância de valorização dos ACS/ACE.

Ilda comentou sobre a necessidade de aproximação com o Governo Federal com a finalidade de diminuir os obstáculos e facilitar as articulações das pautas da categoria.

Não há facilidade e, sem dúvida, se faz necessário que a categoria esteja mobilizada para garantir o Reajuste do Piso Nacional.


Outras agendas
A direção da CONACS esteve reunida com o Deputado Hildo Rocha (Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos ACS/ACE) e Valtenir Pereira (autor da PEC 22, que visa garantir o reajuste do Piso Nacional para 2022.

Agenda em Brasília
No dia 04 de outubro haverá Mobilização em Brasília, sob as orientações da Confederação. 

A situação do veto na LDO
A CONACS já está em plena articulação em Brasília, inclusive, em reunião com o Governo Federal, focada na garantia do Reajuste do Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A PEC 22 e a derrubada do Veto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) estão na pauta.

Apesar dos últimos acontecimentos, envolvendo os Vetos incidentes na Lei de Diretrizes Orçamentárias, contudo, é muito importante que todos fiquem sabendo as reais implicações e as articulações que precisam ser realizadas para que esse obstáculo seja superado.

O Dep. Hildo Rocha, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos ACS/ACE esclarece sobre a situação envolvendo o veto do Piso Salarial Nacional na LDO. 

Segundo o Hildo, o veto do Reajuste do Piso Nacional, previsto na LDO, foi uma grande surpresa para os deputados federais.  Diante da diretoria da CONACS, o deputado comentou sobre as diversas alternativas que ainda há com a finalidade de garantir que o orçamento garanta os recursos destinados aos agentes. 

É possível dialogar com o próprio Governo e garantir a previsão orçamentária. Vários vetos já foram derrubados. Não há nenhum impedimento quanto a essa questão, mesmo levando em conta que esse veto foi equivocado, tanto é que, não há nenhuma informação de que o Ministério da Saúde tenha sido ouvido sobre o contexto. Veja o vídeo e outros detalhes, aqui!
CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

LEIA TAMBÉM:


Veto ao Reajuste do Piso na LDO: Entenda os detalhes e as implicações para os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias

   Diretores da CONACS e Presidente da Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos ACS/ACE articulados em Brasília  —  Foto: Reprodução.

A CONACS já está em plena articulação em Brasília, inclusive, em reunião com o Governo Federal, focada na garantia do Reajuste do Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A PEC 22 e a derrubada do Veto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) estão na pauta.  Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!



Indenização gorda: ACS e ACE ganham ação na justiça e cada um será indenizado com valores de quase R$ 6.000,00 referente ao retroativo do Piso Nacional

  Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias foram beneficiados por ação judicial movida pelo Sindsaúde-GO. —  Foto: Reprodução.

Após ação judicial movida pelo Sindsaúde-GO, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) do Município de Morrinhos serão indenizados com valores referentes ao retroativo do piso nacional da categoria.
Tecnologia do Blogger.