Header Ads


João Pessoa: Secretaria de Saúde promove seminário para Agentes Comunitários de Saúde

   O Seminário teve como objetivo qualificar os profissionais ACS para a inserção do pai/parceiro/acompanhante nas rotinas dos serviços de saúde.   —  Foto: Reprodução.

João Pessoa: Secretaria de Saúde promove seminário para Agentes Comunitários de Saúde
Publicado no Conexão Notícia em 26.agosto.2021. 

Agentes de Saúde | A Secretaria de Saúde de João Pessoa, por meio da Gerência de Atenção Básica e a Área Técnica de Saúde do Homem, realizou na quarta-feira (25) um seminário voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Capital. Com o tema ‘Paternidade e Cuidados’ o momento contou com a participação de 60 servidores, representantes das Equipes de Saúde da Família da rede municipal.

O Seminário teve como objetivo qualificar os profissionais ACS para a inserção do pai/parceiro/acompanhante nas rotinas dos serviços de saúde, principalmente, pré-natal, parto, puerpério, puericultura, planejamento familiar, além de destacar a importância do cuidado com a saúde do próprio homem.


“Aproveitando ainda o mês de agosto, que é o mês dos pais e também o agosto dourado que destaca para a importância da amamentação, que também precisa da participação e apoio do homem. Então, nesse seminário pudemos focar no cuidado da saúde do homem como papel fundamental na criação do filho, da importância do homem se cuidar para cuidar dos seus”, destaca Késsio Brito, coordenador da Saúde do Homem. 

De acordo com o Gerente da Atenção Básica, Gilliard Abrantes, os agentes de saúde têm papel fundamental como profissional educador e a rede de saúde precisa utilizá-los como multiplicadores de conhecimento e informação. “A partir dessa capacitação eles poderão atuar transmitindo esse conhecimento não apenas para equipes de saúde a que fazem parte, mas junto à comunidade e principalmente com os pais, que são o foco da capacitação de hoje”, comenta.


Para Pedro Ferreira, que atua como Agente Comunitário de Saúde há 23 anos, o Seminário foi um momento bastante oportuno. “É sempre bom participar de capacitações, aprender cada vez mais e atualizar os conhecimentos. Isso é de extrema importância para nós, enquanto profissionais e também enquanto agente social que busca conscientizar a população”, comenta o ACS do bairro Jardim Veneza.

Ainda no sentido de utilizar o agente como multiplicador do conhecimento, a Gerencia de Atenção Básica já prepara novos seminários voltados à categoria. “Dentro do Plano Operacional de Educação Permanente da Atenção Básica temos realizado qualificações para todos os profissionais que atuam na nossa rede primária e já temos uma programação vasta de qualificações para os profissionais que atuam na atenção básica que já estão sendo realizadas e em breve nossos seminários acontecerão”, garante o Gilliard Abrantes.

Texto: Rebeka Paiva
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Ivomar Gomes

CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

LEIA TAMBÉM:


Veto ao Reajuste do Piso na LDO: Entenda os detalhes e as implicações para os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias

   Diretores da CONACS e Presidente da Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos ACS/ACE articulados em Brasília  —  Foto: Reprodução.

A CONACS já está em plena articulação em Brasília, inclusive, em reunião com o Governo Federal, focada na garantia do Reajuste do Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A PEC 22 e a derrubada do Veto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) estão na pauta.  Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!



Indenização gorda: ACS e ACE ganham ação na justiça e cada um será indenizado com valores de quase R$ 6.000,00 referente ao retroativo do Piso Nacional

  Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias foram beneficiados por ação judicial movida pelo Sindsaúde-GO. —  Foto: Reprodução.

Após ação judicial movida pelo Sindsaúde-GO, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) do Município de Morrinhos serão indenizados com valores referentes ao retroativo do piso nacional da categoria.
Tecnologia do Blogger.