Reconhecimento aos Agentes comunitários comemoram atuação na Estratégia de Saúde da Família - Conexão Notícia

Header Ads


Reconhecimento aos Agentes comunitários comemoram atuação na Estratégia de Saúde da Família

   Vinte anos de dedicação às famílias gonçalenses.  —  Foto: Reprodução.

Reconhecimento aos Agentes comunitários comemoram atuação na Estratégia de Saúde da Família
Publicado no Conexão Notícia em 24.julho.2021. 

Agentes de Saúde | Peças fundamentais na Estratégia de Saúde da Família realizada em São Gonçalo, há vinte anos os Agentes Comunitários de Saúde fazem parte do cotidiano de milhares de gonçalenses. Para comemorar a data, uma homenagem aos agentes foi realizada na sexta-feira (23), na Clínica Gonçalense do Mutondo.

Atualmente, 1064 agentes atuam em todo o município. Aproximadamente 50 agentes comunitários de Saúde participaram da homenagem e celebraram a data na tarde desta sexta-feira. Foi um momento em que os trabalhadores lembraram dos desafios que tiveram durante a carreira e também relembraram aqueles que se foram durante a pandemia do novo coronavírus.


É uma data que precisa ser comemorada! São vinte anos de muito trabalho e dedicação e nesse tempo de convivência formamos uma verdadeira família”, comemorou Sandro Thall, coordenador geral da Saúde Administrativa.

Os agentes comunitários de Saúde fazem a ligação entre a população e o atendimento básico de saúde realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF) em todo o município, um trabalho fundamental para o atendimento preventivo.

Infelizmente boa parte da população é muito descrente do atendimento da atenção básica e muitas pessoas ainda pensam que não estão precisando de uma consulta porque acham que estão bem de saúde. A população ainda tem essa mentalidade de tratar e não prever a doença”, disse Vilma Xavier, coordenadora de Atenção Básica Regional.


As entrevistas e análises familiares feitas pelos agentes verificam o histórico de lar, contribuindo para que os gonçalenses tenham o monitoramento médico necessário, evitando problemas futuros.

“Se a família abre a porta para o agente comunitário e ele detecta que o pai é diabético e tem um filho de dez anos de idade, além do cuidado com o pai,  o trabalho do agente de saúde é feito para que essa criança de dez anos já comece a cuidar da saúde para ter uma melhor qualidade de vida e não venha desenvolver diabetes precocemente” , finalizou  Vilma.

Em muitos casos, o trabalho dos agentes de saúde resulta em vínculos de longa data, acompanhando de perto o crescimento e desenvolvimento de inúmeras famílias em São Gonçalo, criando um forte vínculo com os bairros e comunidades onde atuam.

A presença do agente é importante porque ele conhece o local onde atua. Não temos horário para atender, já aconteceu de eu estar no supermercado com a minha família e ter de dar atenção a moradores. Isso acontece por conta desse vínculo entre agente comunitário e morador. Nós somos os primeiros a saber as necessidades de atendimento médico dessas pessoas”, destacou Clemilda Miranda, agente comunitária desde 2001.

Prefeitura Municipal de S. Gonçalo
CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!


Te Respondo: Por que algumas prefeituras pagam o Incentivo Adicional (14º) e outras não? 

   Nenhuma das muitas cidades, que garantem o Incentivo Financeiro Adicional aos Agentes Comunitários e de combate às endemias, pagam porque o prefeito é bom, mas, porque a norma estabelece tal pagamento.  —  Foto: Reprodução.

No te Respondo de hoje, trataremos da questão que representa o maior desvio de recurso público público, destinado aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do país, que ocorre todo final de ano. 

Valor a ser paga nesse ano - Nesse ano o valor a ser repassado a cada ACS/ACE do país, conforme regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde, será de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais)... Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!


Tramitação: Mais de 30 deputados solicitam o Apensamento da PEC 14 à PEC 22.

   Ilda Angélica Correia, diretora presidente da CONACS não mede esforço para que PEC 14/2021 seja aprovada ainda nesse ano —  Foto: Reprodução.

A Proposta de Reajuste do Piso Salarial Nacional que tramita em Brasília, encontra-se na reta final. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 22/2011. Com a finalidade de ampliar o acesso a outros direitos,  Ilda Angélica Correia, diretora presidente da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, estabeleceu a estratégia de apensamento da recém criada PEC 14/2021. 
Segundo a líder da Confederação, a medida irá acelerar a tramitação da proposta criada pela Associação FNARAS. Entidade criada por ex-diretores da CONACS. 


PREVINE BRASIL: Confira as Dicas de Ouro fornecidas pelo Presidente do Sindas-RN.

   O Programa Previne Brasil garante gratificação à categoria —  Foto: Reprodução.

Dicas de ouro - O Programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde do Brasil, em 2019, durante a gestão de Luiz Henrique Mandetta como ministro da saúde. O Previne determinou alterações no financiamento de custeio da atenção primária à saúde no país, dentre outras questões.
Ao tratar sobre o tema, em primeiro lugar, Cosmo Mariz orientou a categoria para que, "quando for reivindicar o Previne Brasil, coloque que é 'uma gratificação com recurso do Previne e não a Gratificação do Previne.' Segundo o sindicalista... 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.