Header Ads


Cadastramento SUS: Prefeito se reuniu com Agentes Comunitários de Saúde

   O prefeito Edmilson Rodrigues e o secretário Municipal de Saúde, Maurício Bezerra, se reuniram com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e voluntários.   —  Foto: Reprodução.

Cadastramento SUS: Prefeito se reuniu com Agentes Comunitários de Saúde
Publicado no Conexão Notícia em 27.agosto.2021. 

Agentes de Saúde | “Hoje nós marcamos esse encontro como um momento de agradecimento, de reconhecimento desses profissionais e voluntários, que estão realizando um importante trabalho, que resultará, quem sabe, na ampliação dos serviços de atenção primária, na cidade”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Maurício Bezerra

O prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues, e o secretário Municipal de Saúde, Maurício Bezerra, se reuniram com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e voluntários responsáveis pelo cadastramento das famílias belenenses no programa Cadastra Belém, que tem o objetivo de atualizar o cadastro da população da cidade na base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

O local escolhido para o encontro foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro do Guamá. Na ocasião, Edmilson Rodrigues lembrou o quanto é importante esse trabalho de cadastro ou atualização de dados do cidadão de Belém junto ao SUS, pois ele facilitará o acesso aos serviços de saúde básica oferecidos pelo município, como é o caso de consultas médicas, acompanhamento pré-natal para gestantes, entre  outros benefícios.

O prefeito de Belém também destacou o importante trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nos lares da cidade. Segundo Edmilson Rodrigues, “na atual gestão esses profissionais serão valorizados e protegidos, pois eles são em muitos dos casos o primeiro contato das pessoas com as políticas de saúde do município. Em nosso governo eles terão mais autonomia”, disse o gestor.
 
“Hoje nós marcamos esse encontro como um momento de agradecimento, de reconhecimento desses profissionais e voluntários, que estão realizando um importante trabalho, que resultará, quem sabe, na ampliação dos serviços de atenção primária, na cidade”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Maurício Bezerra, sobre o encontro.

Há sete anos trabalhando como Agente Comunitária de Saúde na prefeitura de Belém, Deuziane Cruz, fala que está sendo um prazer colaborar com o Cadastra Belém, indo às ruas identificar a população.  A agente comunitária também destacou a importância da valorização, que a atual gestão está fazendo. “A gente vem de uma gestão que não ouvia o agente de saúde, que cobrava mas não ouvia.  Então, quando encontramos um gestor que ouve, que vem com a categoria e ouve sua demanda, isso nos dá uma esperança de melhora”, diz a ACS.


Cadastra Belém - É um projeto articulado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que tem o intuito de atualizar os dados cadastrais de crianças, adultos e idosos da cidade na base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Com os dados atualizados no SUS, o acesso aos serviços de atenção primária oferecidos pela gestão em saúde do município torna-se mais fácil e célere.  

Para atualizar os realizar o cadastro no SUS, o cidadão pode procurar uma Unidade Básica de Saúde de bairro (UBS), portando RG, CPF e comprovante de residência ou aguardar a visita de um dos cadastradores do programa que estão visitando os lares belenenses, para realizar a atividade. Os cadastradores estão devidamente identificados com coletes, bonés e crachás.

Foto: MÁCIO FERREIRA / AG BELÉM
Texto: Fabricio Lopes

CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

LEIA TAMBÉM:


Veto ao Reajuste do Piso na LDO: Entenda os detalhes e as implicações para os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias

   Diretores da CONACS e Presidente da Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos ACS/ACE articulados em Brasília  —  Foto: Reprodução.

A CONACS já está em plena articulação em Brasília, inclusive, em reunião com o Governo Federal, focada na garantia do Reajuste do Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A PEC 22 e a derrubada do Veto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) estão na pauta.  Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!



Indenização gorda: ACS e ACE ganham ação na justiça e cada um será indenizado com valores de quase R$ 6.000,00 referente ao retroativo do Piso Nacional

  Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias foram beneficiados por ação judicial movida pelo Sindsaúde-GO. —  Foto: Reprodução.

Após ação judicial movida pelo Sindsaúde-GO, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) do Município de Morrinhos serão indenizados com valores referentes ao retroativo do piso nacional da categoria.
Tecnologia do Blogger.