Header Ads


Governo reforça qualificação de agentes de saúde para o combate da Covid-19 na Paraíba

A capacitação da SES é uma das medidas estratégicas para fortalecer o combate à pandemia na Paraíba.  —  Foto/Reprodução.

Governo reforça qualificação de agentes de saúde para o combate da Covid-19 na Paraíba
Publicado no Conexão Notícia em 04.dez.2020.  

Agentes de Saúde A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, entre os dias 11 de novembro e 2 de dezembro, um treinamento voltado para os agentes Comunitários de Saúde.

O Governo do Estado reforçou as ações para o enfrentamento do novo coronavírus na Paraíba. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, entre os dias 11 de novembro e 2 de dezembro, um treinamento voltado para os agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre estratégias de monitoramento e combate à Covid-19 no estado.

Ao todo, 103 municípios paraibanos participaram da qualificação, que contou ainda com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba. Entre os temas abordados pelas facilitadoras, a importância do monitoramento de pacientes e a necessidade de reconhecer os sintomas do novo coronavírus entre os usuários das áreas cobertas pelos agentes. A capacitação da SES é uma das medidas estratégicas para fortalecer o combate à pandemia na Paraíba.  

De acordo com a gerente operacional da Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho, o ACS é fundamental neste processo, pois ele tem mais vínculo com a população e está inserido na comunidade. 

Esta proximidade torna possível  uma articulação para sensibilizar a população a respeito dos cuidados, bem como o monitoramento mais próximo e registro dos casos da Covid-19 e o acompanhamento dos pacientes com sintomas do vírus, explica.

Os participantes foram orientados a registrar os casos em tempo oportuno e verificar se os usuários atendidos apresentam algum sintoma do agravo, como tosse, febre, sintomas gripais ou outras manifestações. A atenção aos pacientes crônicos, que merecem ainda mais atenção neste momento, também foi um tema debatido na capacitação.


É importante que as receitas de medicamentos contínuos estejam sempre em dia, bem como exames e consultas de rotina para os pacientes crônicos. Também podem mobilizar a população através de grupos de whatsapp, carros de som, rádio comunitária e associação de moradores para que todos estejam atentos às medidas de prevenção e relatem ao ACS em caso de sintomas, reforçou a palestrante do Conass, Rosane de Lucca Maerschner.

Ainda durante a capacitação foi abordada também a importância do registro civil, a chamada certidão de nascimento. “Dados oficiais indicam que 1.2% da população infantil na Paraíba não tem o registro civil, É importante que o agente de saúde realize a busca ativa destes pacientes, oriente os pais sobre a necessidade do documento, para diminuir a porcentagem dessa população que acaba se tornando invisível para a mensuração dos dados de notificação e planejamentos de saúde pública”, frisou Rayanna Coelho, lembrando que o primeiro registro é gratuito.

Orientações sobre distanciamento, isolamento social, uso de máscara e higiene também foram reforçadas durante o treinamento, a fim de que a informação seja replicada pelos ACS de forma educativa para a população dos municípios. É importante salientar que ainda não há vacina para o vírus e que o Estado mantém um plano de contenção da doença, baseado em medidas preventivas e incremento dos leitos especializados na rede hospitalar estadual.


Conteúdo relacionado:



Médicos voluntários do Projeto Missão Covid atendem pessoas com suspeita da doença ou com dúvidas sobre o novo coronavírus. 
Tecnologia do Blogger.