Header Ads


Tribuna Livre apresenta demandas de agentes de saúde e de combate às endemias

   Os agentes foram contratados por processo seletivo público, por tempo indeterminado.   —  Foto/Reprodução/ Pedro Ribas/SCMC.

Tribuna Livre apresenta demandas de agentes de saúde e de combate às endemias
Publicado no Conexão Notícia em 21.setembro.2021.  

Agentes de Saúde Representante dos servidores reforçará apelos de melhorias nas condições de trabalho e na carreira em plenário. Demandas já foram apresentadas em audiência pública de 27 de agosto. Por Sophia Gama*

As condições de trabalho e a carreira dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias da cidade são tema da Tribuna Livre da próxima quarta-feira (22 de setembro), durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). As demandas da categoria serão apresentadas pela servidora Evelyn Bruna Nunes Fonseca do Nascimento, representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). A proposição (076.00032.2021) é da vereadora Noemia Rocha. 

Em audiência pública no dia 27 de agosto, promovida também por Noemia Rocha, foi debatida a relação da Prefeitura de Curitiba com os agentes de saúde e de combate às endemias. Os profissionais pediram melhores salários, o pagamento do adicional por insalubridade, a implantação do plano de carreira, a contratação de mais pessoal e a equiparação do plano de saúde ao dos funcionários estatutários. Em junho, eles já haviam participado de reunião da Comissão de Serviço Público da CMC. 

LEIA TAMBÉM:

Os agentes comunitários de saúde (ACS) atuam nos serviços da Atenção Básica. Cabe a eles fazer a ponte entre a unidade básica de saúde (UBS) e as famílias acompanhadas na região. Já os agentes de combate às endemias (ACE) reforçam, por exemplo, as ações de prevenção à dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. 

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. 


Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribuna Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária. 

Emoção: 1.200 Agentes de Saúde irão concluir formação técnica iniciada em fevereiro.

Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: Fernanda Foggiato.
Câmara Municipal de Curitiba
CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

LEIA TAMBÉM:

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

LEIA TAMBÉM:


FEMACS-MA participa de Certificação do Curso Técnico em Agentes comunitários de Saúde

   Solenidade de formatura dos Agentes Comunitários de Saúde, em formação técnica.   —  Foto/Reprodução.

A FEMACS-MA - Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, representada por sua presidente, Marleidy Bernabé, esteve na manhã de sexta feira (17/09) participando da solenidade de certificação do Curso Técnico em Agentes comunitários de Saúde da... Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!


Informatização: Santa Helena entrega tablets e kits de EPI’s para agentes comunitários de saúde

   Entrega de tablets e kits de EPI’s para agentes comunitários de saúde  —  Foto/Reprodução.

A Prefeitura de Santa Helena, realizou a entrega de tablets, para agentes comunitários de saúde que atuam no município. Os equipamentos facilitarão o trabalho desenvolvido por estes profissionais. Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.