A eterna guerra dos diretores da Associação Fnaras contra a CONACS e as consequência para os ACS/ACE do país. - Conexão Notícia

Header Ads


A eterna guerra dos diretores da Associação Fnaras contra a CONACS e as consequência para os ACS/ACE do país.

  Lideranças da Associação Fnaras decide seguir os passos da CONACS e aderem à mobilização de Brasília.   —  Foto/Reprodução.

A eterna guerra dos diretores da Associação Fnaras contra a CONACS e as consequência para os ACS/ACE do país.
Publicado no Conexão Notícia em 10.setembro.2021.  

Agentes de Saúde | Não podemos deixar de fazer o destaque desta matéria. O objetivo é conscientizar a todos sobre os principais fatos, que permeiam uma série de acontecimentos e que, sem dúvida alguma, colocam as pautas da categoria em risco. 
De nada adianta discursa que "A Luta é que nos Une," quando as mídias sociais são usadas de forma belicosas, na tentativa de impedir o trabalho da entidade 'concorrente."

Reação dos ACS/ACE
Entre as ferramentas ligadas aos nossos Portais, dentre os vários grupos que administramos há um com quase 60 mil membros. Nele é possível aferir a reação da categoria, tanto dos ACS, quanto dos ACE, em face da onda de ataques que a CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde vem sofrendo. Os questionamentos, indignação e repúdio a tal postura, que é algo que termina por se tornar rotina, caso essas ações beligerantes não sejam substituídas por ações de produtivas realizadas de forma competente.

A melhor estratégia
Podemos discordar das metodologias de trabalho dos diretores da Confederação, contudo, os diretores da Associação Fnaras podem seguir um caminho diferente, sem ter que focar, se a concorrente é menos ou mais eficiente. Não adianta perder tempo "jogando pedras" na instituição que possui 23 anos de trabalhos prestados aos agentes. 
Para aferir qual entidade é mais eficiente, resultados serão os indicativos de quem realmente seguiu o método mais eficiente. 

Limitações da CONACS
Segundo Ilda Angélica a CONACS possui limitações financeira, quanto a arrecada de recursos para arcar com as despesas da instituição. Ela comentou isso na mais recente live da instituição. Confira a live aqui!


A importância da união entre Associação e CONACS
Em toda a história dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias a situação nunca foi tão crítica, quanto ao fator relacionado a necessidade de união para garantir as pautas prioritárias. A união entre a Associação Fnara e a CONACS para defender os interesses das duas categorias é vital para que as conquistas se tornem realidade. É preciso que a união saia do universo do faz de conta, dos jargões e seja uma realidade.

Uso das mídias sociais para desconstruir a "concorrência" - nesses últimos meses os ataques contra a CONACS se intensificou. Nos 23 anos de luta nacional da entidade, sem dúvida alguma, os seus diretores  nunca tiveram o dessabor de passar por uma sequência de ataques como tem ocorrido atualmente. O mais triste de toda essa história é que, os ataques nas redes sociais, nas lives, são orquestrados por ex-diretores da própria Confederação. E qual o motivo de tudo isso? Confira aqui a live da Fnaras!

Trata-se do venho 'dividir para conquistar.' 
A verdade é que a estratégia de 'dividir para conquistar' não está dando certo e a cada dia, mais ACS/ACE percebem os fatos, que a prioridade não é a defesa das pautas da categoria, mas, a tentativas de substituição de uma Confederação por uma Associação (recém registrada em cartório) por meio do desmonte da imagem.

Omelete 
A verdade é que a CONACS mais parece omelete, ou seja, quanto mais bate, mais ela cresce. E os seus opositores ficam reduzidos a meros criadores de caso, no popular: "barraqueiros." A questão é tão cansativa que as mesmas pessoas, que atacam a Confederação, já não tem mais argumentos para tal postura e ficam repetindo as mesmas frases. Tudo como se fosse um mantra, coisa de loucos mesmo.

  Lideranças da Associação Fnaras decide seguir os passos da CONACS e aderem à mobilização de Brasília.   —  Foto/Reprodução.

Associação Fnaras
A Associação Fnaras, que há principio se posicionou totalmente contra a convocatória da CONACS para a Mobilização dos ACS/ACE em Brasília, mudou de ideia e, agora, também está convocando os agentes para o ato. Esta postura não é novidade. Parabéns aos diretores da Associação pelo 'siga o líder!'
Verdade seja dita, representação não se faz com críticas e questionamento ao trabalho realizado pelos outro, mas, com responsabilidade, respeito e ética. As críticas sem fundamentação real, sem dúvida alguma, desqualifica aquele que tenta diminuir o outro. 


Reação em live
Ontem (8), em live da CONACS, Ilda Angélica reagiu a postura dos críticos da entidade. Sem citar nomes, ela destacou que, 'aqueles que criticavam a estratégia da Confederação, agora trilham os mesmos passos dela.' Tal reação deixa claro que Ilda e os demais diretores da CONACS, possuem convicção de que estão no caminho certo, na busca da construção de uma nova realidade para os ACS/ACE do país, na garantia do Reajuste do Piso Nacional, em defesa da PEC 22 e PEC 14.

União é a palavra de ordem
Se as entidades, que se dizem representar os ACS/ACE, não se unirem, sem sombra de dúvida alguma, será uma má referência nacional. É preciso que toda a categoria esteja unida, focada nas pautas prioritárias, caso contrário elas não avançarão e o Piso Nacional continuará congelado.


CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.




Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!



Incentivo Financeiro destinado aos ACS/ACE poderá chegar à R$ 589 milhões

  Pagamento da parcela extra de final de ano deverá bater um recorde nesse ano, o que irá beneficia aos Agentes de Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias dos mais diversos recantos do país.   —  Foto/Reprodução.

Focar na garantia do pagamento da parcela extra do FNS - Fundo Nacional de Saúde é ampliar as possibilidades de garantia do pagamento desse recurso. 

Faltando pouco mais de dois meses para o repasse do Incentivo Financeiro Adicional, em vários municípios de todo o país, as lideranças se mobilizam para garantir o pagamento da parcela extra de final de ano, garantida pelo FNS.



Melhorias para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do Brasil

  Articulações em Brasília visam garantir a aprovação da PEC 22 e da PEC 14. A união e articulação nacional da categoria poderá produzir os resultados esperados.   —  Foto/Reprodução.

A Câmara dos Deputados analisa duas propostas de emenda à Constituição que beneficiam os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, no caso, a PEC 22/11 e PEC 14/21). Vários deputado defendem a aprovação das propostas.



Um comentário:

  1. O artigo aqui publicado divide mais ainda, acho que o queremos é ouvir palavras de UNIÃO. Acompanho todas as publicações da Conacs e da Fnaras, e o ataque é recíproco, infelizmente. A nós ACS e ACE interessa é a união de forças para conseguirmos derrubar o veto do Bolsonaro ao nosso aumento, e emplacar as PECs 22 e 14. Dividindo forças não conseguiremos. Rogo pelo bom senso dos líderes de ambas entidades para ao menos nessas 3 lutas importantíssimas que teremos nos próximos meses - derrubada do veto presidencial ao aumento, PEC 22 e PEC 14 - que deixem de lado suas diferenças em prol de TODOS.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.