Header Ads


AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO: Lei Municipal garante benefício aos Agentes de Saúde (ACS/ACE)

  Lei Municipal beneficia aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.   —  Foto/Reprodução.

AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO: Lei Municipal garante benefício aos Agentes de Saúde (ACS/ACE)
Publicado no Conexão Notícia em 04.setembro.2021.  

Agentes de Saúde | Frequentemente o JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil apresenta novidades de grande importância aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Geralmente os destaques implicam em repasses em financeiros feitos pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde, contudo, há outros benefícios que é de responsabilidade das prefeituras. Exatamente como é o caso desta matéria. 
-
-
Auxílio Alimentação
A lei municipal de Nº 4.8577/2019 do Município do Paulista-PE, foi alterada no dia 20 de Agosto de 2021 pela lei Nº 4.997/2021, Com efeito retroativo ao dia 1º de agosto, concedendo Auxílio Alimentação aos ACS - Agentes Comunitários de Saúde e aos ACE - Agentes de Combate às Endemias do município da citada municipalidade.


A citada conquista não foi uma consequência de ato de inciativa do poder executivo municipal, mas, das articulações das categorias beneficiadas. Como é de conhecimento geral, os prefeitos não facilitam a vida de ninguém, rara as exceções. No caso dos ACS/ACE do município do Paulista não foi diferente.


É importante que os agentes tenham consciência, quanto ao direito ao Auxílio Alimentação.
A alegação dos prefeitos de que os ACS residem na área onde trabalha não se sustenta, quanto ao direito do auxílio. 

Assim como ocorre com todo e qualquer direito perseguido pela categoria, não é fácil fazer com que os gestores garantam o acesso ao direito negado. Isto, quer no caso de Auxílios, gratificações ou qualquer repasse realizado por meio do FNS.


Tentativa de barrar o direito dos ACS/ACE
Havia um parecer jurídico em gestão passada que nos dava o direito, infelizmente nunca foi reconhecido, Mas com a luta das entidades, apoio da gestão executiva atual e vereador e finalmente a categoria teve seu direito reconhecido.  

CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
-
-

Incentivo Financeiro destinado aos ACS/ACE poderá chegar à R$ 589 milhões

  Pagamento da parcela extra de final de ano deverá bater um recorde nesse ano, o que irá beneficia aos Agentes de Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias dos mais diversos recantos do país.   —  Foto/Reprodução.

Focar na garantia do pagamento da parcela extra do FNS - Fundo Nacional de Saúde é ampliar as possibilidades de garantia do pagamento desse recurso. 

Faltando pouco mais de dois meses para o repasse do Incentivo Financeiro Adicional, em vários municípios de todo o país, as lideranças se mobilizam para garantir o pagamento da parcela extra de final de ano, garantida pelo FNS.

Pinheiro entrega motocicletas a agentes comunitários de saúde; profissionais relatam mudança e valorização

   Os agentes comunitários de saúde vivenciam uma nova realidade com as motos.   —  Foto: Reprodução.

Iury Alencastro, agente comunitário de saúde há 6 anos na UBS do Distrito de Nossa Senhora da Guia, relata uma rotina de trabalho semelhante à de Luciana. A família acompanhada por ele que mora mais longe fica a 45 quilômetros da unidade básica de saúde e ele tinha que ir até lá com condução própria. “Com isso, não era possível estar visitando a comunidade inteira. A gente sempre deixava a desejar porque não tinha um veículo fornecido pela Prefeitura. Eu ia com minha moto ou... Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!

Tecnologia do Blogger.