Header Ads


MT - Parlamentar pede criação de Comissão Certificadora para regularização dos Agentes de Saúde (ACS/ACE)

 Parlamentar apresentou propositura pedindo que a prefeita Eliene Liberato analise a vida funcional dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, de modo a dar cumprimento à unificação do regime jurídico.  —  Foto/Reprodução.

MT - Parlamentar pede criação de Comissão Certificadora para regularização dos Agentes de Saúde (ACS/ACE)
Publicado no Conexão Notícia em 02.setembro.2021.  

Agentes de Saúde Seguindo orientação de uma Resolução de Consulta do TCE que existe desde 2013, o vereador Cézare Pastorello apresentou propositura pedindo que a prefeita Eliene Liberato  constitua, por portaria, Comissão Especial Certificadora, para análise da vida funcional dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, de modo a dar cumprimento à unificação do regime jurídico.


“A regulação dos ACE e ACS é uma luta antiga. Essa categoria já é, há muito tempo, ignorada pela administração, mas, agora, tenho esperança de que a atual gestão dê-lhes o que é direito, ainda mais considerando a forte atuação do Deputado Estadual Max Russi, do mesmo partido da prefeita, na defesa da categoria. 

  Vereador Cézare Pastorello —  Foto/Reprodução.

A hora é agora!” anima-se o vereador Pastorello.
Os ACE e ACS chegaram a ter aprovada e promulgada a sua transposição de regime, na gestão passada. Porém, por se tratar de projeto com iniciativa exclusiva do Executivo, a lei foi anulada pela justiça. Quanto a isso, o vereador pastorello não vê como derrota, mas, como um passo que foi dado:


“a lei e o processo legislativo passou pelo crivo do judiciário, tendo, como único problema, a origem do projeto, que não poderia nascer na Câmara, e sim, no Executivo. Em todos os demais aspectos foi aprovado, isso é um passo importante. Por isso, ainda antes desta propositura, já havíamos encaminhado o projeto de lei para análise da Prefeita Eliene”.


Com a constituição da Comissão Especial Certificadora constituída, em 60 dias será possível encaminhar ao TCE/MT toda documentação necessária para a certificação.

CN Cárceres Notícia
CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

LEIA TAMBÉM:

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!


Pinheiro entrega motocicletas a agentes comunitários de saúde; profissionais relatam mudança e valorização

   Os agentes comunitários de saúde vivenciam uma nova realidade com as motos.   —  Foto: Reprodução.

Iury Alencastro, agente comunitário de saúde há 6 anos na UBS do Distrito de Nossa Senhora da Guia, relata uma rotina de trabalho semelhante à de Luciana. A família acompanhada por ele que mora mais longe fica a 45 quilômetros da unidade básica de saúde e ele tinha que ir até lá com condução própria. “Com isso, não era possível estar visitando a comunidade inteira. A gente sempre deixava a desejar porque não tinha um veículo fornecido pela Prefeitura. Eu ia com minha moto ou... Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!



CONACS tem reunião com o Ministro Queiroga e estabelece passo decisivo na garantia do Reajuste do Piso Nacional de R$ 2.200.

 Ministro  da Saúde Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes.  —  Foto: Reprodução.

Os diretores da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes de Saúde estão implacáveis em Brasília. A semana de 23 a 27/08 foi destaque nas ações da Confederação, mantendo o foco nas pautas prioritárias dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, além dos novos desafios que tem surgido.  
Tecnologia do Blogger.