Header Ads


MG - Secretaria de Saúde realizou um curso para os Agentes Comunitários de Saúde.

  Agentes Comunitários de Saúde em atividade no curso.   —  Foto/Reprodução.

MG - Secretaria de Saúde realizou um curso para os Agentes Comunitários de Saúde.
Publicado no Conexão Notícia em 09.setembro.2021.  

Agentes de Saúde |  A Prefeitura Municipal de Matipó, através da Secretaria de Saúde, realizou nos dias 02 e 03/09, um curso para os Agentes Comunitários de Saúde.

A Prefeitura Municipal de Matipó, através da Secretaria de Saúde, realizou nos dias 02 e 03/09, um curso para os Agentes Comunitários de Saúde.

O Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável pelo papel de promoção e prevenção na saúde, engajando a comunidade, mapeando, consolidando e analisando as informações obtidas. Entre os desafios do Agente Comunitário de Saúde, está o de percorrer grandes distâncias para cadastrar, orientar e acompanhar famílias e grupos em seus domicílios.


A cidade de Matipó possui mais de 50 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com uma estrutura de 6 Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre elas unidades tradicionais e com Estratégia Saúde da Família (ESF).

O curso reuniu em si um conjunto de informações e ações para equipar e preparar os agentes de saúde para suas jornadas de trabalho, otimizando o trabalho entre as equipes. Suprindo as principais necessidades identificadas na Atenção Básica de Saúde que podem ser melhoradas com apoio e foco na jornada de atividades dos ACS, que tem como principal função atender os pacientes de forma mais humana e aproximar a comunidade das Unidades Básicas de Saúde.

É Matipó construindo uma cidade mais humana, com responsabilidade social, compromisso e trabalho!

Prefeitura Municipal de Matipó
CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.




Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!



Câmara Municipal garante aprovação de Anteprojeto que prevê o 14º salário para agentes de saúde e endemias

  Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias marcaram presença na sessão, que tratou do 14º salário.   —  Foto/Reprodução.

Conforme orientações realizadas por meio do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e CN - Conexão Notícia, inclusive, com compartilhamento de modelo de Anteprojeto e PL - Projeto de Lei, é possível que o Legislativo Municipal garanta o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional, popularmente conhecido como 14º salário. Embora a citação dessa denominação não seja recomendada, verdade seja dita: nesse ano teremos um recorde no número de municípios que irão receber e também do valor a ser pago.

LEIA TAMBÉM:

2 mil Agentes Populares de Saúde passam por formação de multiplicadores para atuar nas comunidades do Brasil

  Os Agentes Populares de Saúde já estão presentes em vários estados brasileiros. No destaque, Campanha Mãos Solidárias em Pernambuco.   —  Foto/Reprodução.

Paulette Cavalcanti, pesquisadora do departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz e uma das coordenadoras do Projeto Mãos Solidárias/Periferia Viva, explica sobre as etapas do curso, que recentemente ganhou versão online, disponibilizada pela plataforma da FioCruz. Ela conta que no primeiro momento da formação são explicadas quais as características biológicas do Coronavírus, seguido de orientações e práticas pedagógicas como oficinas, cadastramento e mapeamento comunitário, serviços e direitos. 

LEIA TAMBÉM:

Melhorias para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do Brasil

  Articulações em Brasília visam garantir a aprovação da PEC 22 e da PEC 14. A união e articulação nacional da categoria poderá produzir os resultados esperados.   —  Foto/Reprodução.

A Câmara dos Deputados analisa duas propostas de emenda à Constituição que beneficiam os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, no caso, a PEC 22/11 e PEC 14/21). Vários deputado defendem a aprovação das propostas.
Tecnologia do Blogger.