Header Ads


Brasilia: Agentes de saúde realizam a Grande Mobilização Nacional, hoje (04).

     Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias realizam a Grande Mobilização Nacional em Brasília.   —  Foto/Reprodução.
 
Brasilia: Agentes de saúde realizam a Grande Mobilização Nacional, hoje (04).
Publicado no Conexão Notícia em 04.outubro.2021.  

Agentes de Saúde A Grande Mobilização Nacional prevista hoje (04), convocada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, já retrata a força dos agentes de todo o Brasil. Organizados em duas frentes: uma pelas redes sociais e outra presencialmente, por meio de caravanas, que foram deslocadas dos estados até o Distrito Federal.

CONACS segue ampliando a estratégia que vem sendo aplicada nos últimos 23 anos. Dessa vez com a ampliação da atuação. Os voluntários da Rede MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde direcionaram todas as suas redes sociais para essa agenda, ampliando o alcance do potencial dos ACS/ACE, por meio da internet. Como já foi dito antes, em publicação anterior, essa mobilização 'já pode ser considerada uma das maiores dos últimos 23 anos de história da entidade, graças ao engajamento dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias.'

Nunca se viu a categoria tão focada em defesa dos seus interesses, ainda que por meio das poderosas Redes Sociais. Ilda Angélica Correia fez a convocação e, mais uma vez, os agentes atenderam ao chamamento de sua representante nacional. 
Tantos os ACS, quanto os ACE estão usando a internet para cobrar dos deputados federais e senadores o apoio à PEC 22 e demais pautas de interesse de todos os agentes do país. 


Finalidade da Mobilização
O objetivo é fortalecer a luta nacional em defesa dos interesses de todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias do Brasil. 
Não se trata apenas da derrubada do do veto 44 do “item” 8 à LDO, mas, de pressionar o Congresso Nacional para que seja dado o apoio as principais pautas que tramitam no Distrito Federal. Segundo a própria Ilda Angélica, a PEC 22 não trata apenas do Reajuste do Piso Nacional, já que houve edição do texto original para que a Aposentadoria Especial e demais direitos da categoria sejam garantidos. 

A PEC 22 com novidades
A mobilização de todos os ACS/ACE do Brasil não busca apenas garantir que a categoria tenha direito ao recebimento de valores equivalentes a dois salários mínimos, nem que todos os aposentados recebam o mesmo valor dos agentes da ativa, mas, visa desarticular as manobras dos maus gestores, combatendo a famigerada precarização

A busca pela defesa dos interesses dos agentes pela CONACS, já soma mais de 23 anos. Os resultados perseguidos pela entidade nacional somente serão possíveis com a integração da categoria de todo o país. Conforme já temos informado, os ACS/ACE podem apoiar a próxima agenda de forma presencial. Com o ato em Brasília, previsto para o próximo dia 04 de outubro, também usando as Redes Sociais para cobrar o apoio dos deputados federais e senadores de seus estados pela derrubada do do veto 44 do “item” 8 à LDO.


As últimas notícias vindas de Brasília
CONACS, através dos seus diretores: Francisco de Pádua-PI, Josivaldo de Jesus-BA e Ednalva Medeiros-PI, esteve no dia 30 de setembro na câmara dos deputados o dia todo visitando os gabinetes e as lideranças de partido para pedir o apoio para a derrubada do veto 44 do “item” 8 à LDO, que trata do reajuste salarial nacional da categoria de ACS e ACE. 

Dentre as lideranças que foram visitadas pelos diretores de Confederação está o líder Renildo Calheiros do PCdoB-AL, que afirmou compromisso de bancada na derrubada do referido veto. Também o líder Antônio Brito do PSD-BA, que também afirmou compromisso de bancada na derrubada do veto. Além destes, também receberam os diretores: Orlando Silva do PC do B-SP, Lídice da Mata do PSB-BA, José Nunes PSD-BA, afirmaram compromisso. 


Além da visita ao gabinetes de Flávio Nogueira do PDT-PI, Júlio César PSD-PI, Marco Aurélio Sampaio do MDB-PI, Iracema Portela do PP-PI, Merlong Solano do PT-PI, Margarete Coelho do PP-PI. Aqui as ações realizada pelos esses diretores, que se engajaram na defesa da pauta de todos os agentes do Brasil.

CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!




Agência Brasil: Agência do Governo Federal destaca a importância do papel dos agentes comunitários de saúde 

     Agentes Comunitários de Saúde de Vilhena, Rondônia.   —  Foto/Reprodução.
 
Agentes de Saúde |  Medo, preocupação, desafio, responsabilidade são palavras usadas por agentes comunitários de saúde na Amazônia para descrever sensações experimentadas diante da pandemia de covid-19. Ao lado de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, esses trabalhadores são parte integrante das equipes multiprofissionais nos serviços de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Em meio à crise sanitária, tornaram-se fundamentais na disseminação de informações e no monitoramento de comunidades aonde só se chega de barco. Veja a matéria completa, aqui!


Aposentadoria de agentes comunitários de saúde e de endemias é destaque no Portal do Senado Federal

   Proposta visa garantir Aposentadoria Especial para os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias.   —  Foto/Reprodução.
 
Agentes de Saúde Projeto que permite contagem do tempo de serviço dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias para obtenção de aposentadoria do período de janeiro de 1991 a dezembro de 2006, mesmo que não tenha havido contribuição, está na pauta da...


Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.