Header Ads


Comissão aprova indenização para agente de saúde (ACS/ACE) que usar transporte próprio.

    CAE - Comissão de Assuntos Econômicos aprova indenização para agente de saúde que usar transporte próprio.   —  Foto/Reprodução.
 
Comissão aprova indenização para agente de saúde (ACS/ACE) que usar transporte próprio
Publicado no Conexão Notícia em 28.setembro.2021.  

Agentes de Saúde | A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (28) um projeto de lei que prevê o pagamento de despesas de locomoção a agentes de saúde e combate às endemias que usam veículo próprio para trabalhar. Se não houver recurso para votação em Plenário, a proposta (PL 2.012/2019) seguirá para a Câmara dos Deputados. A proposição é do senador Weverton (Maranhão).
-
-
De acordo com a legislação em vigor (Lei 11.350, de 2006), estados e municípios devem fornecer ou pagar pelo transporte dos agentes. Mas o texto não detalha especificamente a possibilidade de indenização pelo uso de meio próprio de locomoção.


O projeto muda a lei para contemplar essa situação. A regra valeria tanto para servidores efetivos quanto comissionados, e o pagamento teria que ser autorizado pela chefia imediata. Segundo Weverton, há situações em que “é mais vantajoso” para o agente e para a administração pública que o servidor utilize transporte próprio.

O relator da matéria na CAE foi o senador Vanderlan Cardoso (Goiás), que analisou o eventual impacto orçamentário financeiro provocado pela aprovação do projeto. No entanto, segundo o parlamentar, a União deve apenas auxiliar estados, Distrito Federal e municípios a pagarem o piso salarial dos agentes e dar incentivo financeiro à atuação dos agentes. A esfera federal, portanto, não seria afetada por alterações na forma de custeio do transporte.
-
-
Vanderlan Cardoso defendeu a aprovação da matéria

“Devemos considerar que muitos dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias podem desejar utilizar veículos próprios para exercerem sua atividade e, a eles, deva ser concedida a indenização de transporte”, argumentou.

O agente comunitário de saúde atua na prevenção de doenças por meio de visitas domiciliares ou às comunidades, em busca de pessoas com sinais ou sintomas de doenças agudas ou crônicas e de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

-
-
Já o agente de combate às endemias trabalha na vigilância, prevenção e controle de doenças. Cabe a ele desenvolver ações educativas, identificar casos suspeitos, divulgar informações e adotar medidas de controle dos transmissores de doenças.

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Agência Senado com Agência Câmara de Notícias
CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
 
LEIA TAMBÉM:
Emoção: 1.200 Agentes de Saúde irão concluir formação técnica iniciada em fevereiro.

Mobilização Nacional: Sindicatos filiados a FENASCE mobilizam categoria nas bases

    Bases filiadas a FENASCE se preparam para Grande Mobilização Nacional em Brasília. Representação em Alagoas orienta a categoria.   —  Foto/Reprodução/JASB.
 
ARTICULAÇÃO NACIONAL EM BRASÍLIA (DF) - As pautas de luta à nível nacional estão sendo amplamente discutidas, a exemplo da PEC 22/2011, que dispõe sobre o reajuste salarial da categoria, a PEC 14/2021, que trata da aposentadoria especial, e o PL 1802/19, que permite que agentes comunitários de saúde e de combate às endemias acumulem cargos públicos, segundo informações da direção do..Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!


PORTARIA GM/MS Nº 2.396/2021: Trata do Pagamento por Desempenho e Incentivo 

   Publicada portaria de transferência dos incentivos financeiros de custeio.   —  Foto/Reprodução.
 
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE SUBSTITUTO, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal, resolve:

Pagamento por Desempenho e Plano Orçamentário 0008 – Incentivo Financeiro da APS – Capitação Ponderada, com previsão de transferência financeira de R$ 783.593.848,44 (setecentos e oitenta e três milhões, quinhentos e noventa e três mil, oitocentos e quarenta e oito reais e quarenta e quatro centavos) e para o ano de 2022...
-
-

Tecnologia do Blogger.