Header Ads


Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários e de Combate a Endemias debate formação técnica

   CST dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias em reunião.   —  Foto/Reprodução/Angelo Varela/ALMT.
 
Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários e de Combate a Endemias debate formação técnica
Publicado no Conexão Notícia em 22.setembro.2021.  

Agentes de Saúde  A Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) realizou reunião na tarde de segunda-feira (20) com objetivo de ouvir avaliar questões pertinente à formação técnica em Agentes Comunitários de Saúde.

Parlamento estadual é responsável pela iniciativas está a oferta do curso gratuito de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde, com ênfase em Combate a Endemias. A capacitação é feita por meio da Escola do Legislativo, com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA) e parceria do governo do estado e atende mais de 1200 ACSs e  ACEs, que possuem ensino médio completo e atuam no estado.

Na opinião de Samuel Camêlo, coordenador nacional da rede de voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, a iniciativa da ALMT é digna de reconhecimento nacional.

"Como não reconhecer o múltiplo benefício proporcionado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso? Além de oferecer um curso técnico de qualidade aos Agente de Saúde, ainda por cima, beneficia a toda sociedade que é atendida pelos profissionais. Esperamos que todos os agentes tenham a oportunidade de participar de tal formação, assim como tem manifesto o intento, em nossas redes sociais," comentou Samuel.

   Carlos Eduardo Santos, relator da CST.   —  Foto/Reprodução/Angelo Varela/ALMT.

relator da CST, Carlos Eduardo Santos, pontuou que a formação já foi reconhecida pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde. 

Nós já solicitamos à Mesa Diretora a continuação desse projeto para o ano que vem, com abertura de inscrições no fim do ano e início das aulas em fevereiro, como foi neste ano. Vimos que há uma demanda reprimida de três mil agentes que não conseguiram se inscrever [por falta de vagas] e por isso acredito que o curso deve ser oferecido novamente, uma vez aprovada a prestação de contas”, adiantou Carlos Eduardo.


Aguarda-se que brevemente os ACS's e ACE's sejam incluídos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), em que sejam especificadas e identificadas todas as ocupações do mercado de trabalho do país. 

Os agentes estão tendo a atuação profissional reconhecida pelo Governo Federal, além disso, os agentes com curso técnico poderão ter ganhos salariais mais atraentes, de acordo com a opinião de Carlos Eduardo Santos.

O relator da CST ainda defende a criação de um conselho regional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde em Mato Grosso. 

LEIA TAMBÉM:

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do estado (Sintrace/MT), Wilson Cutas, deu destaque a questão que foi a ALMT que criou a CST e a Frente Parlamentar em Defesa dos ACS's e ACE's.

A próxima reunião da CST tem previsão  de ser marcada em outubro e a previsão de entrega do relatório final é para maio de 2022.


CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações da Secretaria de Comunicação Social da presidência da república da ALMT.

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.

LEIA TAMBÉM:
Emoção: 1.200 Agentes de Saúde irão concluir formação técnica iniciada em fevereiro.

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

LEIA TAMBÉM:
FEMACS-MA participa de Certificação do Curso Técnico em Agentes comunitários de Saúde

   Solenidade de formatura dos Agentes Comunitários de Saúde, em formação técnica.   —  Foto/Reprodução.

A FEMACS-MA - Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, representada por sua presidente, Marleidy Bernabé, esteve na manhã de sexta feira (17/09) participando da solenidade de certificação do Curso Técnico em Agentes comunitários de Saúde da... Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!


Informatização: Santa Helena entrega tablets e kits de EPI’s para agentes comunitários de saúde

   Entrega de tablets e kits de EPI’s para agentes comunitários de saúde  —  Foto/Reprodução.

A Prefeitura de Santa Helena, realizou a entrega de tablets, para agentes comunitários de saúde que atuam no município. Os equipamentos facilitarão o trabalho desenvolvido por estes profissionais. Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!

Tecnologia do Blogger.