Header Ads


Rondônia: Sesau destaca importância da formação técnica para agentes comunitário de saúde

   O Curso foi realizado pelo Centro de Educação Técnica e Profissional da Área de Saúde (CETAS).  —  Foto: Reprodução.

Rondônia: Sesau destaca importância da formação técnica para agentes comunitário de saúde
Publicado no Conexão Notícia em 26.julho.2021. 

Agentes de Saúde | O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), participou, na sexta-feira (23), do encerramento da I Etapa Formativa de Agente Comunitário de Saúde, curso que ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Camarão, em São Felipe do Oeste.

Realizado pelo Centro de Educação Técnica e Profissional da Área de Saúde (Cetas), a formação teve como objetivo capacitar os agentes comunitários de saúde (ACS) para aturem junto às equipes multiprofissionais, que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de grupos sociais e do indivíduo, em domicílios e coletividades, além de desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em saúde.


O secretário-adjunto da saúde, Nélio de Souza, enfatizou que a educação qualifica e edifica, além de abrir portas e oportunidades. 

Parabéns a todos que participaram da ação e estiveram imbuídos em dar conhecimento e concluir mais uma etapa na vida de cada um dos formandos. Busquem conhecimentos e se qualifiquem sempre, pois com conhecimento melhoramos como pessoa, cidadão e ser humano, disse.


A gerente técnica do Cetas, Cristiane Oliveira Secundo, ressaltou a alegria em formar os agentes comunitários de saúde. 

A educação permanente é fundamental pois, através dela, da educação dos profissionais e dos agentes comunitários de saúde, mudamos processos de trabalho e melhoramos a assistência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), disse.

O formando Vando Bernardes agradeceu a todos os profissionais que fizeram parte deste processo de formação. “O maior beneficiado não somos nós agentes de saúde e sim o município e a comunidade que ganham profissionais qualificados”, frisou.


Texto: Sarah Silva
Fotos: Sarah Silva
Secom - Governo de Rondônia
CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!


Te Respondo: Por que algumas prefeituras pagam o Incentivo Adicional (14º) e outras não? 

   Nenhuma das muitas cidades, que garantem o Incentivo Financeiro Adicional aos Agentes Comunitários e de combate às endemias, pagam porque o prefeito é bom, mas, porque a norma estabelece tal pagamento.  —  Foto: Reprodução.

No te Respondo de hoje, trataremos da questão que representa o maior desvio de recurso público público, destinado aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do país, que ocorre todo final de ano. 

Valor a ser paga nesse ano - Nesse ano o valor a ser repassado a cada ACS/ACE do país, conforme regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde, será de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais)... Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!


Tramitação: Mais de 30 deputados solicitam o Apensamento da PEC 14 à PEC 22.

   Ilda Angélica Correia, diretora presidente da CONACS não mede esforço para que PEC 14/2021 seja aprovada ainda nesse ano —  Foto: Reprodução.

A Proposta de Reajuste do Piso Salarial Nacional que tramita em Brasília, encontra-se na reta final. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 22/2011. Com a finalidade de ampliar o acesso a outros direitos,  Ilda Angélica Correia, diretora presidente da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, estabeleceu a estratégia de apensamento da recém criada PEC 14/2021. 
Segundo a líder da Confederação, a medida irá acelerar a tramitação da proposta criada pela Associação FNARAS. Entidade criada por ex-diretores da CONACS. 


PREVINE BRASIL: Confira as Dicas de Ouro fornecidas pelo Presidente do Sindas-RN.

   O Programa Previne Brasil garante gratificação à categoria —  Foto: Reprodução.

Dicas de ouro - O Programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde do Brasil, em 2019, durante a gestão de Luiz Henrique Mandetta como ministro da saúde. O Previne determinou alterações no financiamento de custeio da atenção primária à saúde no país, dentre outras questões.
Ao tratar sobre o tema, em primeiro lugar, Cosmo Mariz orientou a categoria para que, "quando for reivindicar o Previne Brasil, coloque que é 'uma gratificação com recurso do Previne e não a Gratificação do Previne.' Segundo o sindicalista... 

Tecnologia do Blogger.