Header Ads


ES: Agentes comunitários de saúde participam de capacitação sobre saneamento

     Curso foi realizado na escola municipal Zilma Coelho Pinto.   —  Foto/Reprodução.
 
ES: Agentes comunitários de saúde participam de capacitação sobre saneamento
Publicado no Conexão Notícia em 04.outubro.2021.  

Agentes de Saúde Os agentes comunitários de saúde de Cachoeiro de Itapemirim iniciaram, na quarta-feira (29), um curso de capacitação com servidores da BRK Ambiental. O curso teve encerramento na sexta-feira (1), e foi realizado no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, localizada no bairro Ferroviários.

Os 300 agentes, que atuam nas Estratégias de Saúde da Família em 32 Unidades Básicas de Saúde do município, receberão orientações sobre a importância do sistema de saneamento básico e sua relação com o meio ambiente e a saúde pública. Serão abordados tópicos sobre o tratamento de água e a coleta, tratamento e destinação final de lixo e esgoto, e seus impactos na qualidade de vida da população.


“Essa capacitação é muito positiva, pois desse modo poderemos orientar melhor a população. É muito importante trabalharmos com essa conscientização, pois são fatores que afetam muito a vida da população, e por vezes passam despercebidos”, afirmou Cristiane Ferreira Freitas, agente de saúde que atua no bairro Amaral

O secretário municipal de Saúde, Alex Winger, pontuou a relevância desse trabalho de capacitação para que os agentes de saúde possam instruir a população de forma mais eficaz:

“Esses agentes já atuam nas comunidades do município com diversas orientações que visam a promoção da saúde das pessoas, e essa capacitação vem para aperfeiçoar essa abordagem já realizada”, frisou.

O secretário também destaca a importância da população sempre priorizar o consumo de água tratada adequadamente:


“O hábito da utilização de água inapropriada para o consumo, além de dificultar práticas de higiene, impacta negativamente a saúde da população e resulta em doenças como diarreia e má nutrição. É importante que a população sempre priorize a água tratada”, afirmou.

Ampliação da rede de água tratada

Em 2021, a conclusão das obras de extensão de 24 quilômetros de novas redes, mais 6 comunidades do interior de Cachoeiro começaram a receber água tratada em suas residências. Antes, o abastecimento dessas famílias era realizado com caminhões pipa.


Para a execução, a Prefeitura de Cachoeiro optou pela modalidade de subvenção para investimentos, que desonera o valor orçado pelo prestador de serviços, devido à não incidência de tributos sobre os custos das obras – resultando na redução do orçamento da obra à metade.

Os moradores que ainda não tiveram seus imóveis ligados às novas redes de abastecimento devem procurar a BRK Ambiental, por meio de seus canais de atendimento.

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES.
CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!




Câmara dos Deputados: Comissão debate lei que beneficia os agentes comunitários de saúde e de endemias

   Profissional orienta idosos sobre uso do álcool 70% nas mãos.   —  Foto/Reprodução/Prefeitura de Curitiba.
 
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (5) para discutir os 15 anos da Lei 11.350/06, que regulamenta as atividades dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate às endemias (ACE).  Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!



Aposentadoria de agentes comunitários de saúde e de endemias é destaque no Portal do Senado Federal

   Proposta visa garantir Aposentadoria Especial para os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias.   —  Foto/Reprodução.
 
Projeto que permite contagem do tempo de serviço dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias para obtenção de aposentadoria do período de janeiro de 1991 a dezembro de 2006, mesmo que não tenha havido contribuição, está na pauta da...


Conteúdo relacionado:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.