Redes Sociais

Header Ads

Bahia: Agentes de Combate às endemias fazem articulação em prol do PQA-VS

PQA-VS - Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde —  Foto/Reprodução.

Bahia: Agentes de Combate às endemias fazem articulação em prol do PQA-VS
Publicado no Conexão Notícia em 29.dez.2020.  

Agentes de Saúde   No dia 18/12 (quinta-feira) o coordenador Eduardo esteve na SESA do Município de Lauro de Freitas para dialogar acerca do pagamento do PQA-VS dos ACE com o diretor executivo financeiro da Secretaria de Saúde, Sr. Edmilson Santos, a Superintendente da VISAU Regina Coeli e o Diretor da VIEP Daniel.

Nesse encontro foi apresentado um balanço das metas, e mais uma vez a meta que se refere aos ACE's não foi alcançada. O coordenador Eduardo Dias salienta que o motivo é o déficit de ACE's no programa e não por falta de empenho e que o município vem trabalhando de uma forma que não é o que preconizado pelo Ministério da Saúde e desde o inicio esse alerta foi feito.

A Superintendente Regina diz que é necessário estratégias para que esse quadro mude para que o município não deixe de conquistar recurso, é necessário que façamos um levantamento de todos os agentes para verificar os que estão aptos a voltarem ao Programa do PMCA, o Diretor Financeiro ainda reforça a necessidade de contratação para o Programa visto que a quantidade de agentes no programa não atende a necessidade. A Superintendente Regina diz que é necessário que haja investimento para melhorar a estrutura e que o recurso pode ser utilizado pra isso.

O Coordenador Eduardo diz que os agentes não podem pagar por uma falha da Gestão visto que esse recurso vem a anos para o município e nada foi feito para melhorar esta estrutura, inclusive os ACE's estão trabalhando de forma precária mesmo assim desempenham suas funções da melhor forma e merecem serem valorizados e que o PQA-VS é uma conquista e que não iremos abrir mão e que não foram somente os ACE’s que não alcançaram a meta. A Superintendente diz que reconhece e inclusive isso foi uma promessa da atual Gestora, porem, é necessário alguns ajustes para que possamos melhorar o empenho do município.

De acordo com o Diretor Financeiro o pagamento do recurso deverá acontecer em Janeiro 2021, o coordenador Eduardo Dias pede que seja vista há possibilidade de antecipar esse pagamento, pois, esse ano foi um ano sem nenhum avanço para a categoria.

SINDACS BAHIA 


Conteúdo relacionado:


Postar um comentário

0 Comentários