Header Ads


Rio de Janeiro: Saúde de Magé capacita 400 agentes comunitários de saúde

Maratona terminou na sexta (22).  —  Foto/Reprodução.

Rio de Janeiro: Saúde de Magé capacita 400 agentes comunitários de saúde 
Publicado no Conexão Notícia em 26.jan.2021.  

Agentes de Saúde Na semana passada a Secretaria Municipal de Saúde de Magé promoveu a capacitação de 413 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) para atuarem na Rede de Atenção Básica.

Segundo a coordenação de Atenção Básica, a capacitação tem foco na reformulação do atendimento da atenção primária a saúde, por isso a população poderá estar sentindo a falta deles nas ruas e nas visitas às residências, mas o serviço está sendo unificado e padronizado nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Neste primeiro momento, os agentes se familiarizaram com o sistema e-SUS, por onde estarão lançando suas produções diárias.

Na maratona realizada na segunda, quarta e sexta da semana passada, os agentes conheceram o funcionamento do e-SUS, sistema de informação do Ministério da Saúde por onde estarão lançando suas produções diárias e conhecendo quais são os serviços e programas existentes na rede municipal de saúde.

De acordo com a coordenação do e-SUS, departamento responsável pela capacitação dos agentes, neste sistema é possível registrar informações como: Cadastro Domiciliar e Individual, Atividades Coletivas, Visitas Domiciliares e Atendimentos de Médico, Enfermeiro e Dentistas.

Nessa mesma capacitação, os agentes foram orientados quanto à sua função e importância da sua atuação para garantir o acesso da população à todos os serviços. Os ACS são responsáveis no território pelo cadastro e acompanhamento das famílias. A coordenação do e-SUS ainda destaca que Magé, possui o melhor índice em relação de cadastramento em relação aos municípios da Baixada e da Metropolitana 1.

Foto: Fabricio Gava
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil/Secretaria Municipal de Saúde de Magé 

Veja outras formas de doações, aqui!

Conteúdo relacionado:
Jornal Nacional: Agentes de saúde acompanham por telefone pacientes isolados com Covid

Tecnologia do Blogger.