Header Ads


Agentes de endemia reforçam ações de combate à Covid-19 em Mariana-MG

Foto divulgado pela prefeitura de Mariana mostra os novos agentes recém contratos —  Foto/Reprodução.

Agentes de endemia reforçam ações de combate à Covid-19 em Mariana-MG
Publicado no Conexão Notícia em 12.jan.2021.  

Agentes de Saúde | Equipe está levando esclarecimento à população quanto às medidas de segurança impostas pelas autoridades de saúde e fiscalizando o comércio local.

Com o município na onda vermelha do Minas Consciente e o hospital tendo atingido o número máximo de atendimentos, Mariana (MG) reforçou o combate ao novo coronavírus. De acordo com informações da prefeitura, as equipes de fiscalização da cidade histórica agora contam com 20 novos agentes de endemia que atuam auxiliando e orientando a população sobre os riscos da Covid-19 e no reforço da importância das medidas de segurança e prevenção à doença. A contratação dos agentes se deu por meio de um contrato emergencial.

Ainda segundo o executivo municipal, trata-se de uma fiscalização abrangente, tanto na área do comércio quanto na área das agências bancárias. 

Além disso, os agentes estão conversando com a população sobre a importância do uso das máscaras, do álcool em gel e da necessidade do distanciamento social.  


Saiba mais sobre os Agentes de Combate a Endemias

De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é função do Agente de Combate a Endemias (ACE) a vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos.


É ainda atribuição desse profissional a inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose, e, agora, a Covid-19.

Coronavírus em Mariana

Até o fim da tarde desta segunda-feira (11), o município de Mariana contava com 3.876 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, sendo 3.523 recuperados, 8 internados e 31 óbitos. Outros 2.868 casos descartados. Quarenta e três casos estão sob investigação, sendo 3 internados e o restante em isolamento domiciliar, ambos aguardando resultado de swab.

A Secretaria Municipal de Saúde informa também que está seguindo todas as orientações para o enfrentamento do coronavírus. Dessa forma, a prefeitura segue trabalhando dentro do Plano de Ação contra a doença, com profissionais treinados e atuantes em vigilância preventiva.

Boletim epidemiológico - Coronavírus em Mariana. Divulgado em 11 de janeiro de 2021. Crédito - Reprodução/PMM.

Por João Paulo Silva

Apoie nosso jornalismo independente fazendo uma doação de qualquer valor, clique no banner abaixo:

Conteúdo relacionado:
Jornal Nacional: Agentes de saúde acompanham por telefone pacientes isolados com Covid

Tecnologia do Blogger.